de Finibus Bonorum et Malorum



Reclamações recentes

Sobre escrever no blog

Hoje em dia a palavra “blog” tem um significado totalmente diferente do que tinha quando começou a aparecer. Ela vinha diretamente do termo “weblog”. Um “registro” na “web”. O uso mais comum era como diário, em que as pessoas falavam sobre suas vidas, seu cotidiado, e assim por diante. Os blogs foram, sob um certo ponto de vista, a versão mais rudimentar de uma “rede social”. Mesmo porque havia naquela época o conceito de “web ring”, ou “anel da web”. Era um conjunto de blogs de temática parecida que continham links uns para os outros, e coletivamente se denominavam um “anel”.

Não sei se essa terminologia veio da matemática, pensando agora. Nunca tinha feito a conexão (na verdade, não pensava em web rings há muito, muuuuito tempo).

Mas hoje em dia os blogs tomaram uma forma totalmente distinta do que eram no começo. Tanto que chega a ser um desafio encontrar um blog que seja, a rigor, “apenas um blog”. Existem temáticas, técnicas de escrita, frameworks para gerenciamento de conteúdo, linhas editoriais… enfim. Hoje em dia eles se tornaram uma atividade profissional de verdade. Há pessoas que tiram seu sustento dessa atividade.

Este blog nunca teve essa intenção. De fato, ele ainda mantém o espírito original de um “web log”, ainda que aos trancos e barrancos. De fato, pesquisando nas postagens mais antigas, é fácil encontrar textos que hoje em dia nem fazem mais sentido. Muitos deles refletiam a maneira como eu pensava na época, e eu os mantenho unicamente por razões históricas, mesmo. Felizmente minhas opiniões mudaram drasticamente desde aqueles tempos, e é até esquisito imaginar que eu já pensei daquela forma.

Mesmo assim, nos últimos anos eu tenho procurado escrever textos um pouco mais estruturados aqui. Não por algum motivo “editorial” nem nada assim; simplesmente por tentar buscar uma qualidade um pouco maior nos textos que eu escrevo. Não busco mais a otimização maluca de um SEO (que, na minha opinião, engessa demais o meu modo de me expressar), mas ainda sinto uma certa necessidade de criar um texto que faça sentido do início ao fim, que tenha um certo número mínimo de palavras, que transmita o que eu estou pensando e sentindo naquele momento, e que não seja explícito demais (porque não considero saudável compartilhar certos detalhes da minha vida particular). Esse desafio não é nada fácil, mesmo porque ultimamente tem sido difícil eu encontrar o tempo, o ânimo e a inspiração pra escrever algum texto que se encaixe nesses critérios. E, sendo do jeito que eu sou, ou ele se encaixa ou ele não vai ser escrito.

Tenho lutado muito ultimamente com várias questões pessoais. Características de ter sido criado nos anos 80/90 me fazem hesitar antes de falar alguma coisa. Para não mencionar que ultimamente tenho passado por uma luta muito difícil com relação à minha saúde mental. Já era algo que vinha me incomodando há um tempo e que a pandemia não ajudou em absolutamente nada.

Tem vários assuntos circulando na minha cabeça para virarem publicações neste blog. Mas nenhum deles ainda está maduro o suficiente pra ser colocado em palavras.

Por enquanto, é isto.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *