de Finibus Bonorum et Malorum



Reclamações recentes

DebConf 20

Isto é praticamente um “Achievement Unlocked” pra mim.

Faz mais de 20 anos que eu uso Debian. Ao longo dos anos, em algumas épocas eu usei mais, e em outras épocas eu usei menos. Mas desde que eu tive o primeiro contato, no primeiro ano de faculdade, todo o universo do Software Livre me cativou muito.

Provavelmente Com certeza isso tem a ver com a importância que esse período (o começo da faculdade) teve na minha vida. Uma parte enorme do que eu sou hoje é resultado de tudo que eu vivi naquela época, e o envolvimento com computação e Linux foi uma parte enorme daquilo.

Eu passei muito tempo balançando entre a escolha de carreira que eu fiz no vestibular e a que se apresentou com isso (e, quem diria, essa escolha está aparecendo novamente hoje em dia).

E eu sempre quis me envolver mais com o desenvolvimento do sistema operacional. Isso veio em parte do entusiasmo com o “brinquedo novo”, parte do aprendizado enorme, e parte da vontade de fazer parte de algo grande e importante.

Depois de anos e anos de procrastinação, contratempos e tentativas vazias, estou finalmente me envolvendo mais. Desde o aprendizado de como empacotar software, passando pelo processo de me tornar parte da distro, e culminando (pelo menos por enquanto) com uma participação na DebConf este ano.

Não mandei apenas um vídeo; mandei dois. Um spot pequeno, na forma de um “shout out”, e outro, uma palestra sobre o resultado de um esforço bastante frutífero envolvendo conhecimento da Debian, programação e dedicação (a saber, o meu bot: twitter.com/debian_tracker).

Isso, diga-se de passagem, facilita as coisas no outro front, já que pra avançar de “cargo” eu preciso, entre outras coisas, me fazer conhecido. Rola um pouco de medo de estar falando bobagem, ou de estar pisando no calo de alguém, mas se tem uma coisa que eu aprendi com relação a congressos é que a gente precisa vencer os medos e ter cara de pau.

Então, é isto. Só uma nota rápida, mesmo porque a onda de frio que atingiu São Paulo nos últimos dias está congelando as minhas mãos e está difícil de digitar.


Comentários

  1. Participar da DebConf com um shoutout é bacana. Mas receber um email direto do DPL falando que ficou “bacana” não tem preço hehe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *